logo

Jauru

Jauru promove Campanha buscando estimular detecção precoce do câncer de mama


img



O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. Em Brasília, no dia 1 de outubro, o prédio do Ministério da Saúde e o Congresso Nacional serão iluminados com luzes cor-de-rosa. No município de Jauru todas as Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura e Câmara Municipal também serão iluminados.

O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.

Atualmente, o SUS tem 277 serviços na assistência oncológica que atendem a 298 unidades hospitalares distribuídas nas 27 unidades da federação para a detecção e tratamento de câncer em todo País.

Para agilizar o acompanhamento dos serviços oncológicos, o Ministério da Saúde criou o Sistema de Informação do Câncer (Siscan). O software, disponível gratuitamente para as secretarias de saúde, permite o monitoramento do atendimento oncológico na rede pública por meio da inserção e processamento de dados, gerido pelo Ministério da Saúde. O sistema funciona em plataforma web e já tem a adesão dos 27 estados brasileiros, dos quais 17 já começaram a inserir os dados no sistema. Jauru e os demais municípios da regional de saúde de Pontes e Lacerda já aderiram a esse sistema desde 2013.

Para este ano, o Ministério da Saúde instituiu a centralização da compra do L-Asparaginase. Usado no tratamento de câncer, o medicamento era comprado pelos serviços do SUS habilitados em oncologia. A medida foi tomada após a empresa brasileira que distribuía o medicamento comunicar ao governo federal a interrupção do fornecimento por parte de uma empresa estrangeira. A partir de 2015, o L-Asparaginase passa a ser produzido no Brasil por meio de parceria firmada em junho entre a Fiocruz e os laboratórios privados NT Pharma e Unitec Biotec. Assim, o país fica livre de ser surpreendido pela suspensão da oferta por uma empresa privada internacional sem atividades produtivas no País.
Sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a Lei 12.732/12, conhecida como Lei dos 60 dias, garante aos pacientes com câncer o início do tratamento em no máximo 60 dias após a inclusão da doença em seu prontuário, no SUS. O prazo máximo vale para que o paciente passe por uma cirurgia ou inicie sessões de quimioterapia ou radioterapia, conforme prescrição médica.

O objetivo da Campanha em Jauru, além de promover a detecção precoce do câncer de mama, também visará a coleta de exames preventivos de câncer de colo de útero nas mulheres que procurarem as unidades básicas de saúde. Com isso, a Estratégia de Saúde da Família “Enéias Rodrigues” (ESF I) deu os primeiros passos desta campanha. Durante o mês de setembro a equipe da unidade em parceria com a prefeitura municipal e secretaria de saúde planejaram as ações e não mediram esforços para a realização da campanha.

No período de 01 a 31 de outubro serão realizadas ações de coleta de preventivo de câncer de colo uterino, exame nas mamas das pacientes, bem como orientações sobre o autoexame das mamas, requerimento de exames de mamografia e ultrassonografia, palestras para a comunidade, entrevista e divulgação na rádio local, sorteio de brindes todos os dias do mês para as mulheres que comparecerem na unidade e premiação para o agente comunitário de saúde que mais levar mulheres até a ESF I. Informamos que as mulheres podem optar o dia e hora da realização dos exames (de segunda a sexta-feira, das 07:00 às 11:00h e 13:00 às 17:00h).

Gostaríamos de agradecer o apoio de toda a equipe da ESF I e do comércio local na aquisição dos brindes às nossas mulheres.

Esperamos que esta campanha tenha bons resultados e lembramos que não somente no mês de outubro, mas o ano todo qualquer mulher deve se prevenir contra o câncer de mama e colo de útero.

Por: Assessoria

 



TERRAS INDÍGENAS

Demarcação pode afetar Porto Esperidião e mais 21 municípios de Mato Grosso

Na região, além de Porto Esperidião, serão afetadas Conquista d’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade.


ESPORTE E LAZER

Prefeitura de Indiavaí realiza a Copa Quarentinha de Futebol Society com premiação de cinco mil reais

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (65) 9 9617-8665 e (65) 9 9805-6323. Contato: Adelson e Gilmar.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.